PESQUISAR

O FRUTO DO ESPÍRITO E AS OBRAS DA CARNE EM AMBIENTE RELIGIOSO

Por Marco Sousa


“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança” - Gálatas 5:16-22

O objetivo deste texto é expor comportamentos inadequados que causam escândalos no meio evangélico e impedem que o povo de Deus produza frutos dignos e saudáveis (Vide Mateus 3:8-10).

”Neste tempo marcado pela falta de fé, a igreja só pode cumprir a sua missão se estiver imersa no avivamento espiritual. O avivamento traz uma realidade de vida no Espírito” - (Lições da EBD 1º Trimestre 2023) . Se a operação do Espírito Santo não puder ser vista no ambiente eclesiástico, a liderança denominacional a substituirá por costumes, doutrinas extra-bíblicas e preceitos humanos. Existem alguns ambientes eclesiásticos nos quais o Espírito Santo tem plena liberdade para operar, devido à fidelidade, vida de oração e obediência dos fiéis (atitudes humanas extremamente agradáveis a Deus), mas as lideranças eclesiásticas conduzem os fiéis como escravos religiosos, ou como ovelhas de cabresto, contrariando o próprio texto sagrado, que proíbe este tipo de coisa (►Vide Colossenses 2:8 e I Pedro5:2-3) - Na igreja fundada por Cristo não existe papado e muito menos tribunais de inquisição, como temos visto em certas denominações.

De modo oposto existem ambientes evangélicos com excelentes níveis de liberdade cristã, todavia falta-lhes a operação viva do Espírito Santo, devido a falta de compromisso da comunidade local com o altar. Em todos os ambientes eclesiásticos nos quais se invoca o nome de Cristo, a salvação certamente acontece (Ele é fiel e não segue dogmas religiosos) - Cristo continua batendo à porta dos corações, pedindo licença para entrar. Felizes são os arraiais cujos crentes permitem a operação do Espírito Santo – ela acontece quando Cristo torna-se Senhor e dono de uma igreja local.

Como Cristo não arromba corações, cabe aos ministros do evangelho a tarefa de criar o ambiente propício para Deus operar, por meio da pregação da palavra, discipulado, jejuns, orações e vida devocional. Aqui surgem os problemas, isto é, milhares de ministros do evangelho não pregam a palavra, mas pregam outra coisa. A seguir o leitor verá alguns tipos de comportamento que fecham a porta da salvação aos pecadores e ainda causa escândalos à sociedade, tal qual Jesus mencionou no texto sagrado (►Vide Mateus 23:13).

AS OBRAS DA CARNE EM AMBIENTE EVANGÉLICO

1 - Louvores antropocêntricos ► O louvor no mundo gospel está ficando cada vez mais liberal, antropocêntrico e menos bíblico. Confira:


2 - Negócios e produtos lucrativos para crentes mundanos ► Nos últimos anos tem surgido vários tipos de negócios lucrativos destinados ao público evangélico. "Não iremos ao mundo, traremos o mundo para dentro da igreja". A igreja que deveria influenciar o mundo com o seu cristianismo, seculariza a sua religiosidade com os caprichos do mundo. A este momento da história da religião cristã a Bíblia Sagrada atribui o nome de "tempos trabalhosos". Confira a reportagem:


3-Culto estranho e alheio à realidade bíblica ► Constantemente aparecem novos pregadores, novos grupos religiosos e novas heresias. Veja a seguir um tipo de culto que escandaliza a comunidade evangélica e inclusive a sociedade descrente. ( Confira Aqui).

4 - Sincretismo religioso e venda de amuletos ► A prática da teologia da prosperidade e a venda de “amuletos” e “objetos consagrados” tem sido um dos grandes equívocos do meio evangélico neopentecostal. A venda de amuletos religiosos escandaliza tanto crentes, quanto não crentes. Confira um video extraído da internet:


5 - Falta de transparência com as finanças da igreja ► Você sabe qual foi o montante arrecadado pela sua igreja local no último mês? Se a sua denominação centraliza a arrecadação em uma matriz, você sabe quanto a denominação arrecadou ou tem sido dito que isto não é da sua conta? Você sabe onde o dinheiro foi aplicado e se foi bem aplicado? A igreja cuidou do órfão, da viúva e do necessitado? Trabalhou pela expansão do evangelho ou tem vivido da “pesca em aquário”? A sua igreja tem dado bom testemunho aos olhos dos membros e da sociedade cristã neste quesito importante, ou dá mal testemunho, deixando de fugir da aparência do mal, quando o assunto são as finanças eclesiásticas?

6 - Mentiras no púlpito ► O pregador diz que a igreja dele não prega “usos e costumes”, mas conduz os membros para a sala lateral para falar sobre o tipo de vestimenta que a membresia deve utilizar. O pregador está absolutamente correto em seu ato de orientar a membresia, quanto ao modo de se vestir (com decência e pudor – conforme o texto sagrado orienta); o erro é a mentira no púlpito, ao se afirmar que não se prega “usos e costumes” (isto além de mentira é hipocrisia). Existem vários outros tipos de mentiras que são propagadas nos púlpitos brasileiros, mas esta é apenas uma das mais corriqueiras. Geralmente as piores mentiras são bem visíveis (qualquer leigo percebe, exceto quem está mentindo) e visam enaltecer o próprio ambiente denominacional, em detrimento das outras denominações. Recentemente um amigo enviou-me uma matéria jornalística, do tipo informe publicitário (matéria recheada de elogios na qual o cliente paga para publicar em revista, jornal ou meio eletrônico) na qual se dizia que o dízimo em certa denominação é opcional. A peça publicitária é literalmente mentirosa, considerando que obreiros, senhoras, membros do coral, músicos e pessoas que exercem cargos eclesiásticos não podem exercer tais funções se não estiverem em dia com o dízimo mensal. Os ministros costumam citar o texto de Malaquias sobre dízimos, bem como a passagem de Ananias e Safira (fora de contexto) para levar os fiéis a contribuírem. Cabe mencionar que o dízimo é uma ordenança bíblica e a igreja de Cristo precisa dele para sustentar a causa do evangelho, mas ela não precisa de obreiros enganadores criando marketing mentiroso na imprensa brasileira. Cristo os julgará muito em breve – Tomara que se arrependam a tempo!

7 - Repúdio à filosofia e à teologia e louvor ao analfabetismo bíblico ►Antes de discorrermos sobre este tópico, precisamos ser honestos e confessarmos que existem teologias equivocadas envenenando o povo de Deus e transformando crentes fervorosos em zumbis espirituais, todavia a prudência é o melhor caminho a ser tomado, uma vez que os extremos são perigosos. Existem grupos evangélicos fazendo total repúdio à filosofia e à teologia sistemática, talvez por conta dos horrores e das experiências frustrantes vivenciadas por certos líderes denominacionais, os quais outrora congregaram em sistemas eclesiásticos adeptos de certos venenos teológicos enlatados, que intoxicam a alma, deixando-a sem a sensibilidade necessária para viver o mover do Espírito Santo. Os anos de história da Igreja de Cristo provaram que uma teologia confessional, genuína, devidamente corrigida à luz do texto sagrado, pode ser um instrumento digno, para a capacitação de obreiros para a seara de Deus. É estranho para um cristão fiel a Cristo ver uma igreja evangélica usando as mesmas regras do partido comunista da China, da Coreia do Norte e de outros países que matam milhares de cristãos por ano, nos quais a filosofia e a teologia são disciplinas terminantemente proibidas. Note que todo regime coronelista e ditatorial tende a proibir o acesso de seus súditos à teologia e a filosofia, pois estas disciplinas levam as pessoas e se organizarem e a se disciplinarem em sua análise da vida e da busca pela verdade. Esta busca pela verdade levará o estudante a questionar o sistema, inevitavelmente. O sistema religioso não quer ser questionado, ao contrário do Senhor nosso Deus, que pede para ser arguido (questionado) por seu povo (vejamos a contradição entre Deus e os religiosos): “Vinde então, e argui-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã”. - Isaías 1:18

8 - Louvor ao academicismo em oposição à simplicidade do evangelho ►Alguns pregadores e grupos eclesiásticos desviaram-se da missão da igreja, que é evangelizar e fazer discípulos. A “missão” deles agora é tentar convencer outros crentes que a sua teologia é a melhor. O problema é que quando examinamos tais teologias à luz das escrituras percebemos que elas literalmente entram em choque frontal com certas porções claras e inequívocas do texto sagrado, colocando Jesus como um mentiroso e um hipócrita. Em outras ocasiões colocam o nosso mestre como um mero ator coadjuvante no processo da salvação do homem. O evangelho de Cristo torna-se um mero teatro. A verdade cristalina é que o meu Jesus continua resgatando pecadores da miséria espiritual, apesar da loucura e insensatez dos “pregadores da última hora”.

Cabe-nos mencionar que grande parte dos teólogos da atualidade constituem um problema grave para a igreja e não a solução, pois muitos estão perdidos e só sabem dividir a igreja e criar polêmicas que não mudam a vida de ninguém e aquilo que produzem deixa claro que não tiveram uma experiência de novo nascimento com o Senhor. O número de teólogos aumentou nas igrejas, mas o índice de apostasia também aumentou junto. Hoje no Brasil é possível encontrarmos igrejas locais com 10 ou 20 teólogos (e com diplomas reconhecidos pelo MEC), em cujo arraial não se converteu nenhuma alma no último ano. Como dizia certo pregador: “Conhecimento sem piedade não serve para a edificação do povo de Deus”.

Outro grande problema é o louvor ao analfabetismo bíblico - Ignoram que Jesus ao ser tentado pelo Diabo o venceu citando as escrituras, literalmente e dizendo: “Está escrito”. Certa vez Jesus respondeu aos religiosos de seu tempo que o erro deles residia no fato de não conhecerem as escrituras e nem o poder de Deus (Vide Mateus 22:29). Em certos ambientes costuma-se pregar que a “letra mata”, tirando o texto de seu contexto imediato para legitimar um modo de vida religioso, que acabou criando uma legião de obreiros preguiçosos que não são chegados à leitura do texto sagrado e gostam muito de usar a expressão “a letra mata” quando querem justificar a falta de interesse na Bíblia Sagrada. Em oposição a isto temos visto obreiros leigos, com pouca leitura, mas esforçados em estudar a palavra e extrair dela o alimento cotidiano. O modo de vida fidedigno destes tem sido o primeiro testemunho perante Deus e os homens de que o ensino supracitado visa inchar egos denominacionais. Fujamos deste tipo de aventura e corramos com humildade e fidelidade para os braços de Cristo!

9 - Exclusivismo denominacional ► O exclusivismo faz o cristão ficar cego, quanto à missão real da igreja. A denominação passa a ser vista como o time do Flamengo (ou do Corinthians ou outro qualquer) e a membresia passa a se comportar como a torcida rubro-negra (fanática pelo time). O crente vira um fanático denominacional, quando deveria ser um defensor do reino de Cristo. Ele não luta pela expansão do reino de Cristo no mundo, ele vibra com as conquistas de seu time, contabiliza os troféus e exibe a camisa do time no trabalho, na escola, nas ruas e na roda de amigos. O “crente torcedor denominacional” não sabe que ainda existem povos na face da terra que desconhecem o evangelho e portanto, não sabem que Cristo morreu por eles e não possuem um único versículo bíblico traduzido. O exclusivista não admite trabalhar em parceria com membros de outros grupos denominacionais. Se o grupo exclusivista não possui um especialista em grego neotestamentário com vasta experiência na tradução do texto sagrado para tribos vietnamitas, jamais contribuirá financeiramente com a tradução feita por outra denominação, que faça tal trabalho, mesmo dispondo de poucos recursos, mas o farão se o aludido especialista tornar-se membro da igreja deles, ainda que seja por interesse.

As lideranças do cristianismo exclusivista utilizam recursos audiovisuais para apresentar aos seus fiéis os erros gritantes praticados pelas outras denominações, inclusive a loucura de alguns teólogos que andam dizendo que Deus decretou, arquitetou, planejou e organizou os pecados dos homens para louvor da sua glória - (argumentação humana, sem qualquer base bíblica). O membro de igreja exclusivista preferirá continuar sendo sectário a estar em uma comunidade praticante de certos desvios como estes acima mencionados.

10 - O cristão leigo e os vícios do mundo evangélico reformado ► Muitos cristãos começam a perceber, dentro de suas igrejas, a ocorrência dos erros acima citados (principalmente os itens 1 a 7 e 9) e vêem como solução efetiva a migração para o ambiente reformado, sem considerar que no referido ambiente também existem heresias e equívocos teológicos. Aliás, as heresias e equívocos teológicos no meio do povo de Deus possuem um propósito bíblico, que não pode ser ignorado pelo cristão fiel a Cristo. Confira: “E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós” -1 Coríntios 11:19. O cristão deve ter em mente que Jesus é o único mediador entre Deus e os homens e não a denominação e que jamais encontrará igreja perfeita nesta terra, por um simples motivo: Existem pecadores dentro dela. Ao adentrar o ambiente reformado, o cristão leigo se verá rodeado pelos “velhos vícios reformados” e deverá aprender a lidar com isto e fugir destas ciladas. ( Confira Aqui).

O cristão fiel a Cristo precisa congregar para cumprir a orientação bíblica, mas para congregar ele precisará escolher os tipos de heresias que está disposto a suportar. Existem heresias no meio pentecostal, no meio neopentecostal, no meio reformado e nas denominações exclusivistas. Creio que A.W Tozer foi bastante feliz ao afirmar que a heresia reside entre os santos. ( Confira Aqui).

HÁ UM REMÉDIO

A busca da santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor é um fator fundamental, para se criar um ambiente propício para Deus operar. A aplicação prática do texto sagrado em nosso modo de vida cotidiano propicia a comunhão com Deus e a santificação. O coração no qual Deus opera, virá a alcançar o fruto do Espírito, o melhor remédio para os males acima citados. Ainda há um evangelho!!!


Glória ao Pai, Glória ao Filho e Glória ao Espirito Santo!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Bíblia Sagrada - Edição Revista e Corrigida Fiel - João Ferreira de Almeida - 2011

Revista “Lições Bíblicas CPAD” - Adultos - 1º Trimestre 2023