PESQUISAR

A TORÁ E O PLANO DA SALVAÇÃO DO HOMEM

Por Marco Sousa


"Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam" - João 5:39

A sabedoria de Deus está intrínseca na fabricação da Torá. Os produtos usados na confecção do livro são provenientes do reino animal, do reino vegetal e do reino mineral (três reinos). Este é o universo criador. Mas as letras da Torá irão falar do universo redentor dominado pelo Pai, pelo Filho e pelo Espírito Santo.

Duas penas são usadas para escrever o texto da Torá. Dois universos entrelaçados pela palavra de Deus: o universo criador e o universo redentor. Uma pena especial é usada para escrever o nome de Deus e a outra para escrever o texto comum do livro. O povo de Deus tem o privilégio (por meio de Cristo) de estar ligado ao universo redentor de Deus. Cada servo de Deus tem o livre arbítrio para escrever a sua própria história, mas ela se cruza com a pena da história especial escrita por Deus (o projeto da salvação). O homem tem a sua responsabilidade no plano da salvação, biblicamente falando.

A escrita somente pode ser feita com tinta fresca. A benção de Cristo se renova todos os dias na vida do seu povo. Há uma tinta aspergida sobre o povo de Deus que nunca se envelhece: O poder do sangue de Jesus!


O processo de confecção da Torá

Para enriquecer o assunto, aconselho a leitura de um livro que já saiu de circulação, mas pode ser encontrado em alguns sebos. Em seu livro "Os números na Bíblia: Moisés, a Bíblia e nós" o Dr Christian Chen, um servo do Senhor e escritor evangélico que aprecia a revelação da palavra nos apresenta algumas das várias riquezas imensuráveis da Torá Judaica. Vale a pena conferir esta obra de riqueza imensurável. Das páginas do livro destilam gotas de orvalho, afinal o preletor escreveu cheio da graça e do conhecimento que vem do alto e não dos homens.


Vejamos um exemplo de como o professor Christian Chen trabalha o texto bíblico das genealogias, aplicando o teor profético aos nomes das personagens:


O assunto é bastante amplo e estas poucas e humildes linhas são insuficientes para apresentar um tema tão rico!

Que Deus nos abençoe e nos enriqueça com a sua palavra!
Glória ao Pai, Glória ao Filho e Glória ao Espírito Santo!


Fontes usadas neste estudo bíblico:
Chistian Chen. Os Números na Bíblia: Moisés, os números e Nós - Editora Betânia - Belo Horizonte - 1986.
https://drive.google.com/file/d/1YcCBUjusoMGomRcnTl5VgpUJbjbxBi_I/view
http://archive.is/xau2a#selection-1055.0-1052.3

Observação importante: Na internet além de heresias é possível encontrar homens cheios do Espírito Santo e ensinamento bíblico digno, afinal Deus não faz acepção de pessoas e o vento assopra onde quer e não pode ser contido por homens!