PESQUISAR

A MULTIFORME SABEDORIA DE DEUS

Por Marco Sousa


“Para que, agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus” (Efésios 3:10).

A palavra multiforme deriva do grego polypoikilos. Esta palavra é encontrada apenas no texto de Efésios 3:10. A multiforme sabedoria de Deus vai além da compreensão humana e é demonstrada ao mundo pela Igreja de Cristo. Imagine um diamante bem lapidado brilhando ao ser atravessado por um feixe de luz. Cada observador verá a sua beleza em cores diferentes a depender do ângulo pelo qual cada um observa o mesmo diamante. As operações do Senhor no meio do seu povo poderiam ser comparadas às diversas facetas de um diamante.

A vida em comunhão propiciada pela ação viva e notável do Espirito Santo, (que sempre age sabiamente) por meio dos dons espirituais, assistenciais e ministeriais tornam a igreja de Cristo um ponto de luz na escuridão deste mundo. Tal qual um viajante da idade média que viajava na escuridão da noite na esperança de avistar um ponto de luz, isto é, uma pequena cidade onde pudesse descansar, assim tem sido a condição do pecador que ainda não teve seu encontro real com Cristo. A sabedoria de Deus tem colocado a sua igreja como um farol que brilha diante do viajante que está em alto mar, mostrando que a terra firme está bem perto.

A multiforme sabedoria de Deus pode ser vista na manifestação dos dons supracitados para que a Igreja seja edificada e possa cumprir eficazmente a sua missão. Todavia, cada crente individualmente, deve ser um bom despenseiro dos mistérios divinos, fazendo bom uso dos dons para a edificação do corpo de Cristo.

Embora os dons espirituais sejam extremamente necessários à Igreja, eles não podem ser considerados mais importantes do que o fruto; pois, enquanto os dons “falam” de serviço, o fruto “fala” de caráter. Por isso, devemos buscar os dons, mas, acima de tudo, manifestar as virtudes do fruto do Espírito no dia a dia.

Glória ao Pai, Glória ao Filho e Glória ao Espírito Santo!