PESQUISAR

A URGÊNCIA DO DISCIPULADO

Por Marco Sousa


“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” - Mateus 28:19

Cristo deixou ordens claras quanto ao discipulado e quanto à necessidade de o cristão convertido e experiente praticar o ensino da vida cristã aos mais novos na caminhada. O número de evangélicos cresceu consideravelmente nas últimas décadas, mas os níveis de analfabetismo bíblico também cresceram em paralelo com o avanço das igrejas evangélicas. Um dos problemas da igreja evangélica do ocidente é que ela tem a tendência de formar militantes denominacionais ao invés de formar discípulos.

Um discípulo com boa formação trabalhará para retransmitir o seu conhecimento a quem ele evangelizar. Foi assim que a igreja cresceu ao longo de sua da história. A informação se transmite com velocidade, as redes sociais constituem um eficiente instrumento de evangelização e as igrejas agora começam a dominar o ambiente virtual das comunicações remotas, porém imediatas e diretas.

Apesar do ambiente favorável à transmissão do evangelho e das boas virtudes cabíveis ao crente nascido de novo, a igreja de Cristo tem diante de si outro grande problema, ela sofre com a deturpação do evangelho, promovida por daqueles que deveriam preservar a transmissão fidedigna do ensino bíblico. Os modismos, as invenções e os enxertos extra bíblicos deixaram uma parcela considerável de evangélicos à margem da Bíblia Sagrada (fora dela) e sem saberem realmente o que é o cristianismo de Cristo. Há um cristianismo nominal que deixa os crentes acomodados ao mundo e sem mudança de vida. O discipulado genuíno faz o pecador mudar de vida.

Os textos abaixo linkados apontam alguns problemas graves enfrentados por igrejas e ministros cristãos verdadeiramente comprometidos com Cristo e verdadeiramente focados no ato de ministrar a palavra de Deus e discipular os novos convertidos.



É função da igreja e dos ministros do evangelho a instrução do povo de Deus para contornar ou evitar estes tipos de problemas, minimizando também o analfabetismo bíblico. Ao ler os textos acima listados o leitor percebe que o discipulado é algo mais do que urgente para a igreja de Cristo hoje. Não há tempo a perder!!!

Glória ao Pai, Glória ao Filho e Glória ao Espírito Santo!