PESQUISAR

O MINISTÉRIO APOSTÓLICO BÍBLICO (E ATUAL) E AS APOSTOLICES E APOSTOLAGENS DO NOSSO TEMPO

Por Marco Sousa


"Os sinais do meu apostolado foram manifestados entre vós com toda a paciência, por sinais, prodígios e maravilhas" - 2 Coríntios 12:12

Um dos temas mais polêmicos da igreja evangélica atual é a discussão quanto a existência ou não do ministério apostólico em tempos hodiernos.

A ala cessacionista do cristianismo (aquela que não crê na atualidade dos dons extraordinários do Espírito Santo) prega que atualmente os apóstolos não existem. Cabe-nos ressaltar que esta premissa é antibiblica e totalmente contrária ao ensino de Cristo e dos apóstolos. Entendemos que pregar o cessacionismo de algum dom ministerial significa pisotear as sagradas escrituras e proclamar a rebelião contra Deus. Não existe outra definição coerente com aquilo que a Bíblia Sagrada ensina.

Contrário aos cessacionistas, alguns grupos continuistas, (particularmente os adeptos do neopentecostalismo e alguns grupos pseudo-pentecostais) colecionam alguns problemas sérios relacionados ao que chamam de "ministério apostólico". Tem sido comum no Brasil, donos de denominação evangélica se auto proclamarem "apóstolos", todavia a vida pública de tais figuras não combina em nada com a vida dos apóstolos bíblicos. Tais ministérios promovem mais escândalos do que bom testemunho por meio pregação do evangelho.

Existe o terceiro grupo, dentro do evangelicalismo, o qual crê e professa a existência em tempos hodiernos dos cinco ministérios previstos no novo testamento, inclusive o ministério apostólico. O autor destas linhas, neste quesito é adepto da teologia pentecostal clássica, que advoga a atualidade de todos os dons espirituais e ministeriais, enquanto a igreja de Cristo estiver na terra.

A existência de apóstolos falsos, bem como o negacionismo dos cessacionistas não são evidências plausíveis para a inexistência do apostolado em tempos hodiernos, até por que a Bíblia Sagrada adverte o povo de Deus e a igreja primitiva quanto a existência dos falsos apóstolos (vide 2 Coríntios 11:13) . Se fossem apenas os doze descritos no novo testamento ou o circulo fechado daqueles que caminharam fisicamente com Cristo (como querem certos mestres cessacionistas) a questão estaria fechada e os obreiros fraudulentos (dos quais Paulo reclama) não teriam sucesso em sua tentativa de enganação, visto que o número estaria fechado e isto seria do conhecimento da igreja.

O fato notável é que a fraude no quesito ministério apostólico existe desde os tempos da igreja primitiva, mas ela nunca anulou o apostolado verdadeiro dado por Cristo e não pelos homens ou pelas denominações com CNPJ, com ou sem discurso exclusivista. O Espírito Santo que dá os dons aos homens não está sujeito a este ou aquele grupo religioso e opera onde o homem der lugar.

"Quem quiser que venha e que tome de graça da água da vida" (Apocalipse 22:17) . Isto inclui a choupana na beira da estrada, o templo suntuoso da região nobre da cidade, ou casa de adoração de pau-a-pique ou adobe no meio do mato. Quem quiser corra... ELE está te chamando e eu não sei se ele te quer para apóstolo, mas se quiseres ser um humilde servo, ainda há muito lugar, afinal a seara é grande e são poucos os ceifeiros..

Glória ao Pai, Glória ao Filho e Glória ao Espírito Santo!