PESQUISAR

O SAL DA TERRA E A LUZ DO MUNDO

Por Marco Sousa


“Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte” - Mateus 5:13,14

A igreja atual tem influenciado o mundo ou tem sido influenciada por ele?

O uso de figuras de linguagens por Jesus (inclusive as metáforas de suas parábolas) conduzia a multidão que o seguia ao entendimento pleno de seus sermões. O mestre tomava como ponto de partida o ambiente no qual o povo estava inserido e apresentava o modo de vida terreno e material como base de ensino para o entendimento do mundo espiritual. Um tipo de ensino simples e bastante eficaz.

O maior mestre que já pisou sobre a terra fez uso do sal e da luz para representar a vida dos seus fiéis seguidores. Notemos que o sal é muito útil, mas deve ser usado com moderação. A falta dele deixa a comida sem sabor, de modo oposto o uso de muito sal deixa a comida insuportável. A cristandade precisa temperar o mundo com equilíbrio. Aliás, no mundo atual (as pessoas de modo geral) e até aqueles que estão no ambiente eclesiástico estão vivendo de extremos. A tarefa de temperar o mundo com equilíbrio tem se tornado bastante difícil para a igreja atual, visto que muitos de seus ministros estão envolvidos com os interesses desta vida, em detrimento dos interesses do reino. Ainda há tempo para se corrigir muitas coisas. O bom sal deixa o seu sabor, o bom crente deixa a sua influência.

O uso da luz por Cristo para representar a vida daqueles que o servem e que de fato transmitem luz às trevas do mundo, pode parecer algo distante (e até estranho) para a nossa sociedade urbana, cujas luzes noturnas criam um cenário de segurança e de domínio tecnológico inimagináveis em épocas passadas. Mas pense em um viajante que caminha sozinho por uma longa trilha durante a noite escura, imagine que ele está fugindo do seu passado. O pecador dos tempos atuais está assim, tal qual o viajante que caminha na escuridão esperando encontrar luz e lugar de repouso. A igreja precisa ser esta pousada iluminada.

A igreja tem influenciado a sociedade ou a sociedade tem influenciado a igreja? Todos os dias recebemos notícias de cantores “evangélicos” que foram gravados em festas mundanas regadas a bebedeiras. A cada semana aparece um novo escândalo envolvendo “crentes” nas redes sociais. Em quase todos estes casos as pessoas envolvidas se importam mais com os holofotes do que com a vida cristã fiel aos princípios contidos nas escrituras. Não basta congregar em uma denominação ou viver entre crentes para ser um cristão fiel a Deus. As igrejas estão cheias de crentes, mas a maioria ainda não aceitou a transformação que o verdadeiro evangelho faz na vida do cristão. São almas perdidas vivendo dentro das igrejas, são filhos perdidos dentro da casa do pai. A mudança somente acontecerá com a pregação do evangelho genuíno nos púlpitos.

A melhor maneira para sermos sal da terra e luz do mundo é sermos fiéis ao texto sagrado e obedientes aos ensinamentos de Cristo! Voltemos ao evangelho, com a máxima urgência!!!

Glória ao Pai, Glória ao Filho e Glória ao Espirito Santo!