PESQUISAR

FATORES QUE IMPEDEM O AVIVAMENTO DE UMA IGREJA

Por Marco Sousa


“E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem” - Atos 2:4

“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar” - Atos 2:38-39

Ao longo da história do cristianismo a igreja experimentou avivamentos por meio do batismo no Espirito Santo e por conseguinte através dos dons espirituais, os quais são atuais e permeiam a igreja em toda a sua história, até ao arrebatamento.

Cabe mencionar que em algumas comunidades evangélicas a prática dos dons espirituais genuínos (dados por Deus) se mistura com a manipulação de pessoas equivocadas (pessoas leigas e imprudentes) ou mal intencionadas (aproveitadores que vivem de enganar o rebanho). Isto constitui um dos graves fatores que impedem um avivamento pleno no meio do povo de Deus. Geralmente não se faz o julgamento da profecia (1 Coríntios 14:29). Outros grupos para não terem problemas com a profecia preferem calar a voz do Espirito Santo (1 Tessalonicenses 5:19) e acabam conseguindo, afinal Deus permite que isto aconteça se esta for a vontade absoluta e obstinada daqueles que de forma tácita e voluntaria desejarem se desviar (Vide Genesis 6:3 e Isaias 57:16).

O COMPLEXO DE INFERIORIDADE DE ALGUNS E A SOBERBA DE OUTROS

Alguns cristãos ainda não entenderam que a distribuição dos dons espirituais é gratuita e existe exclusivamente para a edificação da igreja e não para promoção de pessoas ou denominações. Há grupos evangélicos que creem e praticam os dons espirituais, mas ignoram que os “carismas” SÃO MAIS DE NOVE (segundo a Bíblia Sagrada e não segundo a apostila da minha congregação - Vide I Coríntios 12 e Romanos 12). Assim muitos crentes usados com poder e graça por Cristo, inclusive no ato de testemunhar aos incrédulos a sua fé e levá-los a Cristo, acabam se adentrando a uma categoria menos prestigiada na congregação, por não possuírem certos dons prestigiados por aquele público que aprendeu a correr atrás de milagres e não de santificação para ser um altar a Deus. Assim haverá na congregação pessoas com certo complexo de inferioridade e outras com complexo de superioridade (soberba), ignorando o ensino de Cristo (Marcos 9:35). O cristão deve levar uma vida em santificação e buscar sim os dons espirituais, todavia deve estar ciente que somente terá aqueles dons para os quais for útil à igreja e em acordo com a vontade do Espirito Santo.

“E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. Porventura são todos apóstolos? São todos profetas? são todos doutores? são todos operadores de milagres? Têm todos o dom de curar? falam todos diversas línguas? interpretam todos? Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente” - 1 Coríntios 12:28-31

Existe uma hierarquia nos dons e serviços praticados pela igreja (Deus gosta de ordem e disciplina), mas note que nela Deus sabiamente colocou algumas coisas em último lugar e ainda colocou alguns serviços cotidianos na metade da hierarquia (nem acima e nem abaixo) – Assim nenhum servo de Deus precisa ter complexo de inferioridade. Este entendimento se aprofunda quando o cristão compara o texto de I Coríntios 12 com o texto de Romanos 12. A hierarquia de Deus promove o bem estar do corpo de Cristo, ela não fomenta a soberba de alguns e muito menos o complexo de inferioridade de outros.

Quando lemos o livro de Atos vemos a forma maravilhosa com que a pena do escritor Lucas narrou os fatos relacionados ao agir do Espirito Santo na vida da igreja, mas o texto sagrado não traz sequer uma visão, revelação ou alguma operação de maravilha efetuada por Deus através do escritor do evangelho de Lucas (que leva seu nome) ou do livro de Atos dos Apóstolos. João Batista foi o maior profeta da antiga aliança, mas também não operou nenhum sinal miraculoso, todavia teve sua vida salva e avivada pelo poder de Deus. O outro João (discípulo e apóstolo de Cristo) tinha visões e revelações com elevada frequencia, via e sentia o poder de Deus face a face. Estes três servos de Deus, mesmo sendo diferentes, tiveram algo em comum: Geraram frutos dignos para o reino de Deus, isto é, os escritos ou a própria história de vida de cada um deles continuam edificando a igreja de Cristo atualmente e edificará até a volta do Senhor.

Parece-nos que Lucas não sentiu complexo de inferioridade pelo fato de João, Pedro e outros terem muitas visões e ele foi apenas um exímio escritor do evangelho. Parece que Lucas e João não tiveram inveja de João Batista, que ao gritar “raça de víboras” fazia meretrizes e republicanos caírem de joelhos perante o Senhor, arrependidos por seus pecados. A lição que tiramos é esta: Quando cada membro do corpo de Cristo reconhece o seu lugar na congregação, o avivamento se avizinha.

O PERIGOSO CAMINHO DO CESSACIONISMO

Existem grupos evangélicos que seguem o perigoso, escorregadio e tenebroso caminho do cessacionismo. Esta corrente que permeia grande parte das igrejas reformadas e algumas igrejas históricas é capaz de destruir a vida espiritual de uma congregação, transformando a membresia em um bando de zumbis espirituais. Considerando que o Espirito Santo faz pulsar a vida da igreja, aqueles que rejeitam a sua atuação decretam a própria morte espiritual. A PCUSA (igreja presbiteriana americana) é um exemplo disto. Muitos profetas foram enviados para avisar que “o prumo estava longe do muro”, mas a geração atual que meteu a PCUSA na lama do submundo espiritual nunca acreditou que existem profetas na atualidade. O resultado está no vídeo abaixo:


Cabe mencionar que 34.000 (trinta e quatro mil) igrejas evangélicas cortaram as relações com a PCUSA depois que ela se desviou do evangelho (►CONFIRA AQUI). Os adeptos do movimento da PCUSA continuam pregando que foram salvos uma vez e que estão salvos para sempre. Também continuam crendo que não possuem o livre-arbítrio, mas afirmam que Deus os compeliu a serem do jeito que são! Conseguiram não somente pregar, mas também conseguem viver de forma "fervorosa" a famosa doutrina da depravação total (um dos cinco pontos do calvinismo), o detalhe espantoso é que se orgulham disto!

O FERMENTO DOS FARISEUS

Jesus certa vez advertiu os seus discípulos a tomarem cuidado com o fermento dos fariseus e saduceus, os discípulos pensaram que o mestre fazia referência ao fato de não terem se abastecido de pão para a viagem. Jesus lhes explicou que estava se referindo à doutrina dos fariseus e saduceus, a qual era perniciosa à vida espiritual de seus discípulos (Mateus 16:6-12). No meio evangélico existem doutrinas destruidoras capazes de levedar ou “desandar” uma denominação cristã por completo, principalmente quando pessoas equivocadas ou mal intencionadas assumem o comando, afinal “Um pouco de fermento leveda toda a massa” - Gálatas 5:9 e impede o avivamento, afinal o Senhor justo e santo não trabalha com massa podre ou fermentada.

O AVIVAMENTO VEM!

Precisamos de mais ministérios proféticos, daqueles levantados pelo próprio Deus, para trazer avivamento ao seu povo. Vejamos alguns exemplos de um passado recente - abaixo o leitor poderá conferir duas situações nas quais a igreja vislumbrou o agir de Deus:

Oremos também para que quando Deus levantar ministérios proféticos, eles não se desviem do reto caminho e não se tornem “coronéis” do tipo “chicoteadores de ovelhas”. O avivamento vem quando o povo de Deus o busca, com entrega total. A permanência do avivamento, todavia, é questão de fidelidade, humildade, decência e prontidão para o serviço.

A santificação do rebanho, por meio da oração, jejuns e a entrega pessoal de cada membro da igreja ao Senhor resulta na criação de um altar, um ambiente propício para Deus operar. A pregação genuína do evangelho e a aplicação das doutrinas bíblicas no meio do povo farão a igreja voltar-se para Cristo e ela perceberá que Cristo está voltado para ela. Assim o avivamento vem...

A despeito das “pedaladas antibiblicas” dos teólogos soberbos da undécima hora, a Bíblia Sagrada continua gritando ao pecador remido pela graça: “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes” - Jeremias 33:3

Glória ao Pai, Glória ao Filho e Glória ao Espirito Santo!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Nota Importante: O Grupo de Estudos Bíblicos Doutrina Fiel utiliza as lições bíblicas da CPAD pelo fato da referida publicação trimestral zelar pela sã doutrina e apresentar base bíblica sólida em seus estudos sistemáticos. Cabe mencionar que as lições da CPAD têm sido uma das principais ferramentas de formação de crentes zelosos pela palavra de Deus em território brasileiro nos últimos 70 anos.

1 - Revista “Lições Bíblicas CPAD” - Adultos - 1º Trimestre 2023

2 - OS DONS DO ESPÍRITO SANTO (►CONFIRA AQUI)

3 - BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO (►CONFIRA AQUI)