PESQUISAR

AS FACETAS DO APRENDIZADO CRISTÃO GENUINO NA VIDA DE PEDRO

Por Marco Sousa


"Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras" - Atos 2:14

Verdade prática: A vida de um crente pode ser comparada entre o antes e o depois de um avivamento!

HOMEM DE TEMPERAMENTO IMPULSIVO

Jesus chamou um homem simples e impulsivo e ele acabou se tornando o líder do grupo de discípulos da primeira igreja. Pedro possuía aptidão natural para exercer a liderança, pelo fato de ser bastante comunicativo, todavia estes atributos naturais foram aperfeiçoados pelo derramar do Espirito Santo em sua vida, no auge de sua jornada cristã.

A despeito dos altos e baixos vivenciados por Pedro em sua caminhada, a ponto de ser elogiado por Cristo em um instante e em seguida ser duramente repreendido pelo mestre (Vide Mateus 16:17-18 e Mateus 16:23), notamos naquele discipulo uma sinceridade impar e algo que o tornou um exemplo para a igreja: Tinha seus defeitos e inclusive negou o seu mestre em um momento emblemático, todavia nunca abriu mão de andar com Cristo e servi-lo até o final de sua vida.

UM SERVO OUSADO E DECIDIDO

Pedro abandonou o barco e a vida simples de um pescador para seguir o mestre Eterno. De modo semelhante alguns de seus companheiros abandonaram suas redes velhas de pescaria na praia, quando Cristo os chamou. Os novos discipulos faziam remendo nas redes, no momento do chamado do mestre, portanto as redes não eram novas - (Vide Mateus 4:21), mas o ilustre discípulo perguntou a Cristo, tempos depois, o que receberiam aqueles que “deixaram tudo” para segui-lo, como se os discípulos tivessem abandonado grandes valores para segui-lo. A resposta de Cristo foi surpreendente e é extensiva à sua igreja em toda a sua história (Vide Mateus 19: 27-30).

Os cobradores das didracmas (taxa para manutenção do templo) perguntaram a Pedro se o mestre dele (Cristo) pagava aquele referido imposto. Pedro imediatamente disse que sim - Para ele a reputação do mestre era irretocável. Jesus sabia o que tinha acontecido e o surpreendeu de forma maravilhosa, providenciando o valor a ser dado por Ele, como também pelo próprio Pedro (Confira Mateus 17:24-27).

Certa vez Pedro pediu a Cristo para descer do barco e ir encontrá-lo, andando sobre o mar, para comprovar que era realmente Jesus quem caminhava sobre as águas em direção a eles. Os outros discípulos ficaram no barco, Pedro começou a dar passos sobre as águas indo em direção a Cristo, sentiu medo, começou a afundar e foi socorrido pelo mestre. A ousadia de Pedro o levou a experimentar momentos gloriosos e totalmente diferentes dos demais, na presença do mestre (Confira Mateus 14:25-32). O fato de ser participativo e bastante interessado nos assuntos abordados por Cristo fez de Pedro o lider da primeira igreja e um dos principais participantes nos eventos mais emblemáticos do ministério de Cristo, inclusive o momento especial de comunhão com Deus no monte da transfiguração.

Em certo tempo do ministério de Cristo, o mestre endureceu o seu discurso contra alguns seguidores que estavam com ele apenas pela satisfação material e pela comida gratuita. Após Jesus pregar contra os materialistas e muitos da multidão deixarem de segui-lo, o mestre perguntou se os discípulos também queriam abandoná-lo. Pedro respondeu de forma ousada e surpreendente: “(...)Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna e nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o filho do Deus vivo” - João 6:68.

Este foi Simão Pedro, o servo ousado que sacou a espada e cortou a orelha do servo do sumo sacerdote para defender o seu amado mestre (Vide João 18:10). Jesus restaurou a orelha do homem, operando mais um milagre (Lucas 22:50-51). Seus perseguidores não queriam saber de milagres, queriam apenas prendê-lo e matá-lo - situação semelhante aos dias atuais - alguns religiosos querem calar a voz do Espirito Santo para atrairem a multidão para sua própria religiosidade. Outros querem ser os donos da obra do Espirito Santo, como se ela fosse um monopólio denominacional e outros fazem de tudo para matar a obra de Cristo nos corações dos homens. Cristo advertiu os religiosos de sua época, quanto a este tipo de pecado contra o próprio reino de Deus e contra as almas dos homens (Vide Mateus 23:13).

A DESCOBERTA DO HOMEM FALHO QUE DEPENDE DA GRAÇA PARA SER RESTAURADO

Após negar a Cristo na vespera da crucificação, Pedro reencontrou o mestre após a ressurreição e descobriu que a carreira de pescador de homens não havia terminado, ela estava apenas começando. Três vezes Pedro o havia negado, três vezes o mestre perguntou se Pedro o amava. Na terceira vez em que Cristo perguntou ele respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo” - João 21:17 - Finalmente Pedro estava confessando que o mestre o conhecia totalmente e que sua vida pertencia a ELE. Agora Pedro era um outro homem e estava pronto para receber o novo revestimento que viria do alto, alguns dias depois.

O CRISTÃO EXPERIENTE E O PASTOR HUMILDE NO AUGE DA CARREIRA

A vida de Pedro se parece muito com a vida do cristão comum, que muitas vezes se sente fraco e que embora viva uma “vida de altos e baixos” jamais abre mão de estar aos pés da cruz. No auge de sua carreira de apóstolo até a sombra de Pedro foi instrumento para a cura dos enfermos (Atos 5:15-16). O humilde apóstolo da igreja primitiva nunca foi papa (como alega uma vertente do cristianismo) por motivos óbvios. Pedro era casado e Jesus curou a sua sogra (Vide Lucas 4:38-39). Pedro era pobre e confessou não possuir prata e nem ouro - (Vide Atos 3:4-6).

Além destes fatos, Pedro deixou para a igreja do Senhor um claro recado sobre as epístolas de Paulo, cujos trechos difíceis de entender (juntamente com outras escrituras) podem levar pessoas inconstantes à perdição, por conta das distorções grosseiras e aplicações equivocadas do seu conteúdo: “E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição” - 2 Pedro 3:15-16. De fato, atualmente muitos pregadores famosos destroem o evangelho cristalino que saiu da boca de Jesus, usando textos do apóstolo Paulo, com entendimento totalmente distorcido, anulando também outras porções claras e inequívocas das escrituras. O detalhe mais absurdo é que para fazer tais malabarismos e distorções é necessário também deturpar outras palavras claras e simples do próprio apóstolo Paulo. Dizem alguns pregadores que no texto de Paulo em I Timoteo 2:3-4 o que está escrito não representa o que Paulo estaria dizendo. Todavia sabemos que assim o fazem pelo fato daquilo que Paulo escreveu não se enquadrar na teologia deles. Aplicam a mesma teoria a Tito 2:11 e outros textos do novo testamento. Pedro ensinou a igreja de Cristo a fugir deste tipo de coisa.

Pedro, o apóstolo pioneiro da igreja primitiva, deixou um conselho sábio aos homens que exercem o episcopado: “Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória” - 1 Pedro 5:2-4

Muitos daqueles que se dizem "apóstolos" na atualidade amam os títulos e muitas vezes o dinheiro dos ofertantes, mas nunca estiveram prontos a morrerem pelo nome de Cristo. Pedro ficou pronto após o seu último encontro com o mestre redivivo, pouco antes dele ser assunto aos céus. Pedro cumpriu a carreira e finalmente morreu pelo nome do seu amado Senhor, mas deixou um legado para a igreja cristã - o ensino sobre como crescer na graça e no conhecimento de Cristo, algo que sua própria história ilustra (2 Pedro 3:18).

Glória ao Pai, Glória ao Filho e Glória ao Espirito Santo!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Nota Importante: O Grupo de Estudos Bíblicos Doutrina Fiel utiliza as lições bíblicas da CPAD pelo fato da referida publicação trimestral zelar pela sã doutrina e apresentar base bíblica sólida em seus estudos sistemáticos. Cabe mencionar que as lições da CPAD têm sido uma das principais ferramentas de formação de crentes zelosos pela palavra de Deus em território brasileiro nos últimos 70 anos.

Bíblia Sagrada - Edição Revista e Corrigida Fiel - João Ferreira de Almeida - 2011

Revista “Lições Bíblicas CPAD” - Adultos - 1º Trimestre 2023