PESQUISAR

A LIÇÃO DE ESTEVÃO E OS DESAFIOS DA IGREJA ATUAL

Por Marco Sousa


"Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus; E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus". - Atos 7:55,56

Verdade prática: Por intermédio da graça de Deus, o cristão pode ser fiel a Cristo até a morte e contemplar a glória de Deus!

Estevão fazia parte do seleto grupo dos primeiros diáconos da igreja primitiva. Sua história de fidelidade ao chamado de Cristo (para a salvação) e à igreja (para o serviço) impulsionam os crentes hoje a caminharem rumo à coroa de glória, mantida e garantida pelo próprio Cristo. A cada personagem bíblico que se apresenta nas lições da EBD, surgem novas questões a respeito do modo de vida da igreja atual, o qual deve ser espelho do modo de vida da igreja primitiva, se pretendemos um avivamento genuíno. O leitor atento tecerá alguns questionamentos sobre a estrutura hierárquica da igreja primitiva descrita no texto sagrado e aquela que se vê atualmente nos arraiais evangélicos mais conhecidos. Abaixo consideraremos três destas indagações cotidianas:

1 - QUEM ESCOLHEU OS PRIMEIROS DIÁCONOS DA IGREJA PRIMITIVA?

Foi o próprio Cristo quem escolheu os discípulos e quem levantou os apóstolos para proclamarem o evangelho, todavia os diáconos foram introduzidos na igreja pelos próprios apóstolos, após serem escolhidos pela comunidade eclesiástica, obedecendo aos critérios estabelecidos pelos apóstolos (Atos 6:1-6), para suprirem algumas necessidades de ordem material dos primeiros crentes (servir a mesa). O texto bíblico deixa claro que quem levanta pastores, evangelistas, doutores e mestres é o próprio Cristo (Efésios 4:10-12), mas quem escolhe os diáconos é a igreja, conforme a sua necessidade.

2 - COMO DEVE SER FEITA A ESCOLHA DOS DIÁCONOS ATUALMENTE?

A maioria dos estudiosos piedosos defende que as igrejas, juntamente com seus pastores devem escolher os diáconos, de acordo com os mesmos critérios usados pelos apóstolos para a escolha de Estevão e seus companheiros. Este método é o mais fiel às escrituras, embora saibamos que os métodos de escolha variam de arraial para arraial.

2 - HAVIA DIACONISAS NA IGREJA PRIMITIVA?

Alguns pregadores e estudiosos das escrituras costumam dizer que entre os gentios, as mulheres também vieram a assumir cargos de diaconato na igreja primitiva, pouco tempo depois, baseados em fatos históricos e no próprio texto sagrado. O texto bíblico deixa pistas sobre tais acontecimentos (1 - Confira aqui | 2 - Confira aqui) e existem documentos históricos, tais como a carta de Plínio ao imperador romano perguntado o que deveria ser feito com as duas diaconisas, que mesmo depois de serem torturadas se recusaram a negar o nome de Jesus (3 - Confira aqui). Quanto a nós (igreja atual), sabemos que alguns arraiais levantam diaconisas e outros não. Alguns crentes são favoráveis e outros não. Isto é absolutamente normal, o que não podemos fazer é omitir a história da igreja (seus erros e acertos) em prol da nossa opinião.

OS DESAFIOS DA IGREJA NA ATUALIDADE

Um dos grandes desafios da igreja atual é criar um ambiente propício para Deus operar. Deus não constrói altares, (esta tarefa ele delegou aos homens), todavia ELE coloca fogo em altares construídos por servos dedicados. Precisamos construir altares ao nosso Deus. No deserto o povo ergueu um tabernáculo, o qual era a sombra de um modelo de culto agradável a Deus que se faria no novo testamento, pois Cristo o sacrifício perfeito seria oferecido do lado de fora do templo e o véu do santo lugar se rasgaria para o pecador. Precisamos recriar um modelo de culto que seja ordeiro e santo, porém regado com óleo (presença do Espírito) em sua liturgia. Outrora o profeta Elias reparou o altar do Senhor (o qual estava quebrado) e chamou o povo a uma mudança de vida. Sem o reparo do altar, não tem culto avivado. Estevão era fruto da mudança de vida no meio da igreja que viu a glória de Deus após o véu ser rasgado. Ele fora atingido pelo derramar do Espírito Santo, a vida dele era o altar.

O avivamento da igreja depende de obediência ao modelo descrito no texto sagrado. As pessoas escolhidas pela igreja para tal função precisam de disposição para o serviço, além de serem cheias do Espírito Santo. O bom serviço produzido por pessoas guiadas pelo Espírito Santo gera comunhão no meio da igreja. Um ambiente de comum união (comunhão) é o ambiente propício para Deus operar, gerando crentes avivados.

Estevão foi apedrejado por autoridades do povo e líderes religiosos invejosos, mas morreu vendo a glória de Deus e seu legado nunca foi esquecido pela igreja de Cristo, que o encontrará quando em breve o Rei dos reis se manifestar com poder e grande glória. Uma igreja que enxerga a glória de Deus não teme as pedras e muito menos a morte!

Glória ao Pai, Glória ao Filho e Glória ao Espirito Santo!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Nota Importante: O Grupo de Estudos Bíblicos Doutrina Fiel utiliza as lições bíblicas da CPAD pelo fato da referida publicação trimestral zelar pela sã doutrina e apresentar base bíblica sólida em seus estudos sistemáticos. Cabe mencionar que as lições da CPAD têm sido uma das principais ferramentas de formação de crentes zelosos pela palavra de Deus em território brasileiro nos últimos 70 anos.

Bíblia Sagrada - Edição Revista e Corrigida Fiel - João Ferreira de Almeida - 2011

Revista “Lições Bíblicas CPAD” - Adultos - 1º Trimestre 2023