PESQUISAR

A DIMINUIÇÃO DOS DONS DE PODER EM TEMPOS HODIERNOS

Por Marco Sousa


“Não extingais o Espírito” - 1 Tessalonicenses 5:19

Os dons de poder são a confirmação efetiva de que há um evangelho genuíno sendo pregado e vivido em determinada igreja local. Se há santificação, se há entrega pessoal dos membros e devoção, a congregação certamente experimentará este poder e verá a sua aplicação em algum membro do corpo de Cristo na igreja local (as vezes o mais necessitado) ou no coletivo da igreja, em alguma situação, mas o fato é que toda a igreja será edificada.
Nos últimos anos a manifestação dos dons espirituais, sobretudo os dons de poder, têm diminuído bastante no meio evangélico. Isto, algumas vezes se dá devido à falta de devoção dos crentes e até mesmo pelo comprometimento com a vida secular em detrimento da vida espiritual. Estamos vivendo tempos de incredulidade e apostasia. Vivemos o tempo do “evangelho fácil” das trocas mercantilistas e das tentativas de barganhas com Deus. Estas são apenas algumas situações instituídas pela teologia da prosperidade e que infelizmente fascinam muitos dirigentes de arraiais evangélicos Brasil afora.

Há também um outro sentimento complicado, que acaba adentrando no meio eclesiástico pentecostal. Trata-se do determinismo que vem muitas vezes fantasiado de cristianismo bíblico, aquele que prega que Deus determinou a história de cada homem e nada pode ser mudado. Este tipo de pensamento deixa o crente acomodado em um tipo de evangelho sem novidade de vida, sem o renovo promovido pelo Espirito Santo. Certos modelos de vida religiosa possuem a tendência de extinguir a atuação do Espirito Santo, ao abraçar inevitavelmente uma espécie de semi-cessacionismo improdutivo (Vide I Tessalonicenses 5:19). Infelizmente isto tem acontecido em muitos arraiais, nos quais os dirigentes, para eliminar as meninices e bobagens dos crentes imaturos apelam para uma espécie de liturgia do vácuo.

Cabe-nos finalmente fazermos uma pergunta: Os dons diminuíram por vontade de Deus ou os homens não estão aptos a serem portadores deles? Creio que a resposta certa é que os homens falharam, estão com problemas graves e precisam consertar o altar. Consertemos os nossos altares voltando ao evangelho, com o corpo e com a alma!

Glória ao Pai, Glória ao Filho e Glória ao Espírito Santo!

  1. Com certeza, a atualidade dos dons de poder é algo bíblico. Não há como ler a Bíblia e não enxergar esta verdade.

    Porém, devemos nos prevenir para que não haja abuso dos dons espirituais e que ao mesmo tempo haja manifestação livre do Espírito Santo em nosso meio. Um equilíbrio.

    "É desejável que os crentes em Jesus procurem 'com zelo os melhores dons' (1 Co 12.31).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Nildo, o equilíbrio é essencial ao cristão em todos os aspectos da vida, mas principalmente ao lidar com os dons espirituais...

      Excluir
  2. de um lado temos aqueles que não creem na atualidades e exercício dos dons espirituais, do outro lado os extravagantes que cometem exageros tanto na teoria(no seu ensino) como no seu uso, acreditando que o Espírito santo esta submisso ao homem.
    ótima matéria.
    DEUS ABENCOE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Luiz Henrique, por isto salientamos a questão do equilíbrio...

      Excluir